Como Fazer Doces Com Adoçantes

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá! Você tem dúvidas sobre como fazer doces com adoçante?

Tenho recebido várias perguntas sobre uso de adoçantes, sobre proporção em relação ao açúcar, qual o melhor, como substituir.. São tantas perguntas sobre como fazer doces com adoçante que resolvi vim aqui, começar a explicar direitinho esse assunto. Apenas começar porque ele é gigante!

Hoje, vou falar sobre como substituir o adoçante da receita pelo seu preferido.

Primeiro, existem vários tipos de adoçante, cada um com uma textura, um sabor característico. Alguns são super amados (e super caros) outros só estão lá, existindo sem chamar atenção de ninguém.

A coisa mais importante para quem vai começar a usar adoçante é o que o Seu Nutricionista recomenda. Apenas o seu nutricionista vai saber o melhor tipo para você. Lembre disso sempre!

Sempre siga uma dieta passada por um nutricionista. Ele estudou para deixar a sua vida melhor, equilibrada. 🙂 #váAoNutricionista

Nós temos trabalhado há anos com a Sucralose da Línea.

Escolhemos esse adoçante por ter um resultado excelente em relação ao preço.

Outro adoçante que testamos e somos apaixonadas é o Xylitol, mas o seu valor chega a ser 25 vezes maior que o do açúcar. Totalmente inviável para quem quer produzir doces para comercialização. #triste

Vou focar no uso desses dois tipos porque são os nossos queridinhos, mas vou explicar de uma forma que você possa usar o seu adoçante preferido.

Chega de conversa. rs

  • Como interpretar uma receita:

Existem milhares de receitas na internet. A maioria diz apenas “1/2 xícara de adoçante” ou algo assim.

Infelizmente, sem especificar qual adoçante, essa informação não vale de muita coisa. Como já disse, existem vários tipos e várias proporções. Existem adoçantes (Xylitol) que são usados na mesma proporção do açúcar e outros que são 300 vezes mais potentes que o açúcar. Mas calma que vai dar tudo certo.

Procure por receitas que especificam pelo menos o tipo de adoçante (sucralose, xylitol, Stévia). É a partir do conhecimento do tipo que podemos usar qualquer outro da nossa preferência sem medo de fazer algo muito doce ou sem sabor.

  • Já sei qual o adoçante da receita, mas quero usar um diferente.

Você pode se cadastrar aqui no site e pegar a nossa receita de leite condensado. Lá tem a marca (sucralose da Línea) e o peso certinho. Ou seja, tudo que você precisa para usar a receita da forma que achar melhor.

Supondo que você já pegou a nossa receita, mas quer usar o Xylitol no lugar da sucralose, vou mostrar aqui como fazer.

Na receita, a quantidade de Adoçante é 100 gramas. Ou seja: 100 gramas de Sucralose.

Na embalagem da sucralose (ou de qualquer adoçante) tem a proporção em relação ao açúcar. No nosso caso, 1 grama de sucralose equivale a 10 gramas de açúcar.

Sabendo disso, temos que os 100 gramas da receita valem 1.000 gramas de açúcar, ou 1,0 quilo de açúcar.

Agora, o que queremos é saber quanto de Xylitol usar.

Na embalagem do Zylitol tem que ele é usado na mesma proporção do açúcar, ou seja 1 grama de xylitol equivale a 1 grama de açúcar.

Finalmente, para fazer a nossa receita de Leite Condensado Diet, seria necessário 1,0 quilo de Xylitol para conseguir o mesmo dulçor (doçura) proporcionado pela sucralose.

Deu pra entender?

  • Entendi, mas quero usar outro tipo. Como faço?

Você vai olhar na embalagem e procurar a palavra “açúcar”. Aí, vai estar escrita a proporção do adoçante em relação ao açúcar. Assim, tendo a receita e a quantidade certinha, é só fazer 02 contas:

  1. Adoçante da Receita para Açúcar
  2. Açúcar para Meu adoçante

Fácil né?

Se ficou alguma dúvida ou se você quer saber outras coisas, comenta aqui pra gente saber.

Não esquece de pegar a nossa receita e nos seguir nas redes sociais! 🙂

Facebook: Curta a Nossa Página

Instagram: Siga-nos!

Até breve!